COMO SURGIU
ESSA FAMÍLIA
DE GIGANTES.
Anteriormente a 1999, a Atlética ainda não existia como uma Instituição e fazia parte do Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa (DADU), como uma Coordenação de Esportes. Devido ao crescimento do esporte na faculdade, os alunos da Medicina-UFU decidiram organizar uma Intermed em nossa cidade. Para isso, era necessário que a Atlética da Faculdade organizadora fosse separada do Diretório Acadêmico, possuindo seu próprio registro em cartório com CNPJ e estatuto. Assim, alguns acadêmicos resolveram tomar a iniciativa de separar a Coordenação de Esportes do DADU e torná-la uma instância maior. Foi assim que surgiu a AAAFAF.
No dia 2 de julho de 1999 ocorria a primeira Assembléia Geral da Associação Atlética Acadêmica Professor Fernando Antônio de Freitas (AAAFAF), registrada em ata pelo acadêmico Glauco Costa Silveira, que cursava o sexto período. Nessa Assembléia discutiu-se o Estatuto da nova Instituição e a eleição da primeira chapa candidata à Diretoria Executiva da AAAFAF. Foi então aprovado o primeiro Estatuto da AAAFAF com uma única chapa concorrendo, a “Chapação”, sendo eleita por unanimidade. Na época, a Instituição levou inicialmente o nome do Prof. Fernando, ex-Pró-Reitor da Universidade, pois este nos deu todo apoio, incentivo e estímulo à organização da Atlética.
É de extrema importância agradecer aos nossos AMIGOS, aqueles que começaram uma grande empreitada e que hoje tão orgulhosos, levamos adiante. No início a Atlética estava sob comando dos saudosos Pablo Vinícius, Marcel Resende, Ticó, Pacheco, Leandro, Márcio, Louise, Hildo, Lombriga e Maruco. Podemos chamá-los de amigos, pois mesmo sem conhecer a todos somos eternamente gratos por terem plantado uma semente que hoje cultivamos com tanto gosto.
Na época enfrentaram toda a dificuldade de estruturar uma instituição sem verbas, ainda sem muito apoio, e levaram adiante, apesar de tudo, uma idéia que acabou virando o nosso sonho.
E um desses grandes mencionado acima, foi nosso amigo e parceiro Marcel. Ele fez parte da nossa Atlética desde o início, e com sua garra contagiante, alegria e vibração, nos ensinou muito a respeito do viver. Foi um grande atleta, um membro honorável da nossa Instituição e acima de tudo um grande amigo. Fez uma trajetória de vida incrível, era percebido e admirado por muitos e grande era a nossa consideração por ele. Mas maior que isso foi a saudade que ele deixou.
Em 12 de abril de 2003, o nosso amigo, infelizmente, faleceu em um acidente de carro, e deixou-nos o vazio da saudade.
E por reconhecermos o quão foi importante para nossa Atlética e por querer eternizar para sempre toda a garra, toda a alegria e a positividade que ele tinha, resolvemos, com aceitação dos alunos, alterar o nome da Atlética e fazer-lhe uma homenagem. Desde 29 de outubro de 2005, a Atlética passou a se chamar Associação Atlética Acadêmica Marcel Resende Davi. (A.A.A.M.R.D).